Quantcast
Channel: AWOL - The Ancient World Online
Mark channel Not-Safe-For-Work? cancel confirm NSFW Votes: (0 votes)
Are you the publisher? Claim or contact us about this channel.
0

New Open Access Monograph Series: Estudos de Egiptologia

0
0
Estudos de Egiptologia
http://www.seshat.com.br/wp-content/uploads/2014/07/cropped-topo-seshat31.png
O Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional é o primeiro Laboratório no Brasil dedicado ao estudo da arqueologia do Egito antigo. Ligado ao Museu Nacional da UFRJ, o Laboratório tem como foco a pesquisa arqueológica da coleção egípcia do museu, a maior da América Latina, e a arqueologia do Egito antigo.

Sob coordenação do Prof. Dr. Antonio Brancaglion, o Laboratório desenvolve diferentes linhas de pesquisa que objetivam a análise dos objetos arqueológicos egípcios, bem como a compreensão da sociedade egípcia em diversos períodos.
Publicações
Semna – Estudos de Egiptologia I (2014), orgs. Antonio Brancaglion Jr., Thais Rocha da Silva, Rennan de Souza Lemos e Raizza Teixeira dos Santos, Prefácio: Dr. Chris Naunton, Seshat/Editora Klínē. ISBN 978-85-66714-01-2

Capa Estudos de Egiptologia I SEMNA
(clique na imagem para fazer download)
Sumário
Trabalhos apresentados na I SEMNA não incluídos neste volume
Equipe organizadora da I SEMNA
Lista de autores
Apresentação, os organizadores
Prefácio/Foreword, Chris Naunton (Egypt Exploration Society, Londres)
Auxiliares para o renascimento: estátuas funerárias de Osíris e Ptah-Sokar-Osíris da coleção do Museu Nacional/UFRJ, Simone Bielesch
Para falar aos deuses: estudo das estatuetas votivas da coleção egípcia do Museu Nacional, Cintia Prates Facuri (Museu Nacional, UFRJ)
Tecnologias tridimensionais aplicadas em pesquisas arqueológicas de múmias egípcias, Simonte Belmonte (INT), Jorge Lopes (PUC-Rio/INT) e Antonio Brancaglion Jr (Museu Nacional, UFRJ)
Amarna: pintando uma nova paisagem, Rennan de Souza Lemos (Museu Nacional, UFRJ)
As representações da família real amarniana e a consolidação de uma nova visão de mundo durante o reinado de Akhenaton (1353-1335 a. C.), Gisela Chapot (UFF)
Hierarquia e mobilidade social no antigo Egito do Reino Novo, Nely Feitoza Arrais (UNILASALLE-RJ)
Implicações econômicas dos templos egípcios e a constituição de poderes locais: um estudo sobre o Reino Antigo, Maria Thereza David João (USP)
Sobre a importância da teoria social na egiptologia econômica, Fábio Frizzo (UFF)
Identidade, gênero e poder no Egito Romano, Marcia Severina Vasques (UFRN)
“E me traga essa carta de volta”. As cartas aos deuses e os estudos de gênero no Egito Ptolomaico. Contribuições da antropologia, Thais Rocha da Silva (USP/Museu Nacional, UFRJ)
As estelas funerárias com o morto reclinado em uma cama funerária: etnia, identidade eemaranhamento cultural no Baixo Egito durante o Período Romano, Pedro Luiz Diniz von Seehausen (Museu Nacional, UFRJ)
Adriano e o Egito: a construção de um modelo egipcianizante para a Villa Adriana, Evelyne Azevedo (Museu Nacional, UFRJ)

Latest Images